Avaliação De Riscos Psicossociais

Avaliação De Riscos Psicossociais


Os Riscos Psicossociais são hoje o maior desafio para a saúde e a segurança dos trabalhadores/as na Europa (OPP, 2015). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os ?riscos psicossociais são o conjunto de fatores que podem afectar a integridade física e mental das pessoas?. 

Dentre estes riscos psicossociais, em termos gerais, é possível enumerar o stress ocupacional, o assédio (moral e sexual), a violência no trabalho, a síndrome de burnout, a adição ao trabalho, a fadiga e carga mental no trabalho, assim como o trabalho noturno e o trabalho por turnos (OPP, 2018). 

A exposição a este conjunto de fatores tem sido associada a múltiplos problemas, quer a nível individual quer organizacional e pelos elevados custos daí resultantes (redução do bem-estar, da motivação e da produtividade, aumento dos acidentes de trabalho, do absentismo, do presentismo e da doença física e psicológica, entre outros), e porque afetam o crescimento económico e a competitividade das Organizações.  

Estima-se ainda que, em Portugal, 2 em cada 10 trabalhadores sofram de problemas de saúde psicológica. No total, a perda de produtividade devida a estes problemas pode custar às empresas €329 milhões por ano (OPP, 2014). 

Realizar ações para prevenir as causas do Stress Ocupacional, intervir nos problemas de Saúde Psicológica e promover a Saúde Psicológica no Local de Trabalho pode não só reduzir os custos, mas também traduzir-se num conjunto de benefícios, quer para os colaboradores quer para as organizações (OPP, 2018).  

Proteger a saúde psicossocial dos trabalhadores não é somente uma obrigação legal (Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro), mas também uma questão ética (Pinho, 2015). Uma das principais estratégias de gestão de riscos psicossociais passa por mudar a organização e o ambiente de trabalho, visto poder ser realizada antes que o problema realmente surja. 

Um Local de Trabalho Saudável é aquele em que todos os membros da organização (empregadores, gestores e colaboradores) cooperam com vista ao melhoramento contínuo dos processos de proteção e promoção da saúde, da segurança e do bem-estar (WHO, 2010)! 

 

Laboratório de Psicologia de Barcelos possui recursos humanos com competência técnica e experiencia para colaborar consigo na realização da Avaliação de Riscos psicossociais junto da sua empresa/entidade! Contacte-nos!