Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/lojadacl/public_html/labpsibarcelos/site/funcoes.php on line 60
Laboratório de Psicologia de Barcelos - Terapia de Casal

Untitled Document

Terapia de Casal

As pessoas muitas vezes pensam que a terapia é apenas para casais cujo relacionamento está muito difícil. Questões importantes como infidelidade e violência doméstica não as únicas razões para fazer terapia. Muitas vezes os casais deviam era focar-se em questões menores que vão minando o casamento com os problemas de comunicação e afetividade...
Publicado em 2016-06-20

Soluções de Terapia de casal

Terapia de casal é um processo que orienta o desenvolvimento e manutenção de um relacionamento profundamente gratificante tendo como base a geração de apoio entre cônjuges.

As pessoas muitas vezes pensam que a terapia é apenas para casais cujo relacionamento está muito difícil. Questões importantes como infidelidade e violência doméstica não as únicas razões para fazer terapia.

Muitas vezes os casais deviam era focar-se em questões menores que vão minando o casamento com os problemas de comunicação e afetividade.

Manter um casamento e resolver problemas dentro de um casamento requer talento. Talento em relacionamentos que poucos de nós estão naturalmente equipados. Pudemos pensar que estamos a fazer tudo para resolver os problemas do nosso casamento mas um terapeuta de casal pode ser de grande utilidade ao ensinar novas formas de resolver os problemas e assim satisfazer as nossas necessidades.

As ferramentas necessárias para manter um casamento gratificante podem ser aprendidas. Um terapeuta de casal pode ensinar essas ferramentas enquanto monitoriza o progresso mediando conflitos e dando um feedback objetivo.

Ferramentas para manter o seu casamento

Na terapia de casal o terapeuta tem como objetivo dar igual atenção aos cônjuges. Isso irá ajudar cada um a partilhar o seu lado da história sem interrupções. Mesmo que o seu parceiro não queira ir o terapeuta será capaz de ajuda-lo sem julgar nem um nem outro e tendo em conta a “pessoa” que não vem.

Eu preciso de ajuda?

Aqui no Laboratório vemos pessoas dos mais variados espectros sociais de modo qualquer pessoa nos pode contactar. Os casais aparecem normalmente porque a comunicação entre eles não está a funcionar. Às vezes a comunicação pode tornar-se difícil de controlar podendo mesmo levar á violência. Outras vezes as dificuldades de relacionamento prejudicam também o desenvolvimento normal dos filhos e é por causa deles que cá aparecem. Por vezes há um padrão de infidelidade associado.

Mas muitas outras razões podem servir para necessitar de ajuda. O nascimento de um novo bebé, a ida para a reforma, o desemprego. A verdade é que a vida muda e por vezes é preciso fazer ajustes. Algumas pessoas vêm quando estão a enfrentar esses problemas antecipando que eles vão trazer dificuldades. É frequente a perda de desejo sexual ou problemas sexuais também trazerem cá

Qual o impacto da terapia?

Os benefícios da terapia de casal não são dependentes do tempo de casamento ou do tipo de problemas que se tem.

Terapia de casais é uma ótima maneira de aprender a gerir o conflito e raiva, e passar a ser capaz de realmente ouvir o seu parceiro e aprender a usar uma escuta eficaz para reforçar os seus laços.

Vai aprender a comunicar as suas necessidades de forma clara e aberta sem ressentimento ou ira. Vai aprender a ser assertivo sem ser ofensivo. Ambos os cônjuges necessitam de ser capazes de falar sobre os seus assuntos sem medo de magoar o outro. Na terapia de casal vai aprender que pode obter aquilo que pretende sem ter que fazer exigências ou entrar em conflito.

Vai desenvolver um melhor entendimento de quem é o seu cônjuge e de quais são as suas necessidades. Ainda melhor, é que vai aprender a conhecer-se e a conhecer as suas próprias necessidades. Pode ser que venha a descobrir que as suas necessidades podem ser encontradas no interior do casamento. Ou não.

Testemunhos

"Foi muito útil ter um espaço neutro e de orientação no tratamento das questões relacionadas com o meu companheiro. A sessão permitiu navegar através de vários aspectos da nossa relação que precisavam de ser transmitidos e partilhados." (Anónimo)


Veja aqui a nossa tabela de preços!



Voltar
Quer um site assim?