Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/lojadacl/public_html/labpsibarcelos/site/funcoes.php on line 60
entrou nesta zona Laboratório de Psicologia de Barcelos - Avaliação Psicológica de condutores de pesados - Obtenção

Avaliação Psicológica de condutores de pesados - Obtenção

O Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho, procedeu a alterações ao Código da Estrada e aprovou o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC)...

Sobre o psicotecnico

Início do psicotécnico: Permanente
Regime: Laboral
Duração: 1 horas
Preço: 70.00€
Formador: Dr.ª Rita Torre

Avaliação Psicológica de condutores de pesados - Obtenção


Enquadramento


Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho, procedeu a alterações ao Código da Estrada e aprovou o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC). Relativamente à avaliação da aptidão psicológica, o novo RHLC introduziu novas regras, nomeadamente em matéria de competências para realização da avaliação psicológica dos candidatos a condutor e condutores dos Grupos 1 e 2, estabelecendo que a mesma é realizada por psicólogos no exercício da sua profissão e pelo IMTT, ou por entidade por este designada.

Atualmente a avaliação médica é realizada por qualquer médico no exercício da sua profissão e cabe aos Laboratórios de Psicologia a avaliação psicológica dos condutores.

O exame psicológico destina-se a avaliar as áreas perceptivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial relevantes para o exercício da condução ou susceptíveis de influenciar o desempenho dos condutores.

Estão sujeitos a esta avaliação todos os condutores profissionais (incluindo os instrutores de condução) e aplica-se na obtenção e renovação da licença de condução das categorias que o exigem. 

Os condutores profissionais são os enquadrados, segundo a referida legislação,no grupo 2: candidatos ou condutores de veículos das categorias C, C+E, D, D+E, das subcategorias C1, C1+E, D1, e D1+E, bem como os condutores das categorias B, B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer. 

 

Validade da carta de acordo com a idade (DL 138/2012 de 5 de Julho):

 

O termo de validade das cartas ocorre nas datas em que os seus titulares perfaçam as idades seguintes:

Condutores de veículos das categorias:

B, BE (psicotécnico obrigatório só para o Grupo 2) - 50, 55, 60, 65, 70 e, posteriormente, de dois em dois anos;

C1, C1E, C, CE (psicotécnico obrigatório) ­ 50, 60, 65, 70 e, posteriormente, de dois em dois anos;

D1, D1E, D e DE (psicotécnico obrigatório) - 50,55 e 60 anos.

 

b) A revalidação pode ser feita nos seis meses que antecedem o termo da validade do título.

c) A revalidação das cartas de condução das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE determina a revalidação da categoria B.

d) A revalidação das cartas de condução das categorias D1, D1E, D e DE determina a revalidação das categorias C1, C1E, C e CE se o condutor for delas titular.

 

Metodologia


As baterias de testes contemplam todos os requisitos psicológicos para a condução automóvel, conforme o Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho,  e implica o estudo das áreas perceptivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial.

Os exames de Psicologia do Tráfego, centram-se na observação sistematizada das capacidades mentais, aptidões operacionais e factores de personalidade, para rastreio de défices e/ou contra-indicações do foro psicológico, que possam constituir causas indiscutíveis de inaptidão para a condução automóvel.

 


Programa

Conheça melhor os nossos testes

2HAND

- Teste para avaliação da capacidade técnico-motora, em especial, a coordenação olho-mão e a coordenação bimanual.  

Principais campos de aplicação: Diagnóstico de capacidades e aptidões (especialmente para operadores de equipamentos fabris, maquinistas, condutores de gruas, e pessoal para controlo e monitorização de equipamentos), Psicologia Organizacional, Psicologia do Tráfego e Psicologia do Desporto. Veja o video!

 

COG

- Teste de capacidade geral para avaliação da atenção e concentração através da comparação de figuras relativamente à sua similaridade. Dependendo da versão utilizada, o teste é aplicável a partir dos 4 anos de idade. 

Principais campos de aplicação são: Psicologia do Trabalho e das Organizações, Diagnóstico de Aptidões, Psicologia Clínica, Neuropsicologia, Psicologia do Tráfego, Psicologia Aeronáutica, Psicologia do Desporto e Psicofarmacologia. Veja o video!

 

DT

- Teste para avaliação da tolerância ao stresse reactivo, da análise da capacidade de reacção de escolha múltipla face a estímulos rápidos em constante mudança, assim como para avaliação de défices da atenção, no diagnóstico de capacidades e aptidões.Veja o video!

 

IVPE

- O teste IVPE destina-se à avaliação dos traços de personalidade relevantes no âmbito da Psicologia do Tráfego: Aventureirismo, Sentido de responsabilidade social, Auto-controlo e Estabilidade psíquica. O teste inclui uma escala de Sinceridade, para controlo da tendência ao falseamento das respostas. 

Principal campo de aplicação: Psicologia do Tráfego. Veja o video!

 

RT

- O teste RT permite a avaliação do tempo de reacção das respostas de escolha simples. Nas diferentes versões estão disponíveis estímulos visuais e acústicos, com os atributos vermelho, amarelo e branco, podendo constituir-se diferentes configurações de estímulos para a avaliação do tempo de reacção.

- Versões S1 a S5: avaliação do tempo de reacção (subdividido em tempo de reacção e tempo motor) a sinais visuais e/ou acústicos, simples e complexos, assim como para avaliação de distúrbios da atenção. 

- Versão S6: avaliação do decorrer do tempo de reacção durante um longo período de tempo sob condições de monotonia. 

- Versões S7 e S8: avaliação do grau do aumento da activação ou alerta relativamente a um estímulo, revelando-se na redução dos tempos de reacção aos itens com sinal de aviso (confirmado através do EEG). 

- Versões S9 e S10: avaliação do tempo de reacção a estímulos visuais e/ou acústicos simples e utilizam-se em situações nas quais são importantes os tempos de reacção absolutos (e não os normalizados) como, por exemplo, em pareceres judiciais. Nestas versões, é avaliado o tempo de reacção desde o início da apresentação do estímulo até o pressionar da tecla de reacção. A tecla de descanso não é utilizada e, portanto, não é feita a distinção entre tempo de reacção e tempo motor. 

Principais campos de aplicação: Diagnóstico de capacidades e aptidões, na Psicologia do Tráfego, Psicologia do Desporto e Farmacopsicologia. Veja o video!

 

SPM

Teste não-verbal para avaliação do raciocínio  "edutivo"  (dedutivo)  – uma componente da inteligência geral  – em indivíduos com idades compreendidas entre os 6 e os 80 anos. 

Principais campos de aplicação: áreas educacional, profissional, clínica e investigação científica. Veja o video!

 

ZBA

- Estimativa da velocidade e do movimento de objectos no espaço. Uma função importante para a Psicologia do Tráfego consiste em verificar em que medida um indivíduo consegue concentrar-se e/ou projectar-se num determinado movimento, de modo a ser capaz de estimar correctamente a velocidade e o movimento de objectos no espaço. 

Principais campos de aplicação: Psicologia do Tráfego, Psicologia Aeronáutica, Psicologia da Saúde, Psicologia do Desporto. Veja o video!

Nota:

As Avaliações Psicotécnicas são realizadas no nosso estabelecimento. O certificado emitido é válido por 6 mesesApós perda de validade, terá que ser realizado novo teste mediante pagamento de valor completo.

 Custos

Veja aqui a nossa tabela de preços!


 

Inscreva-se neste psicotecnico

Para se inscrever num psicotecnico necessita de estar registado na nossa área registada.

Após a conclusão do registo, incluíndo a verificação do seu endereço de email, deverá fazer login com os seus dados e voltar aqui a esta zona para proceder à inscrição deste ou de outro psicotecnico que pretenda frequentar.

As inscrições são válidas apenas após pagamento das mesmas pelo que deverá, para garantir lugar num psicotecnico, em especial os que teem inscrições limitadas, pagar o quanto antes para começar de imediato a formação.

Obrigado pela sua preferência.


Identifique-se para se poder inscrever

Ainda não é um utilizador registado?

Para se poder inscrever em psicotecnicos e desfrutar de muitas outras funcionalidades deste site terá de se registar.

»» Clique aqui para se registar ««

Conteúdos deste psicotecnico

Não tem permissão para aceder a este psicotecnico.
Se está a receber esta mensagem erradamente por favor contacte a nossa equipa para que possamos resolver a situação.

Obrigado.
Voltar
Quer um site assim?